SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Presos no cativeiro ou sintonizados na dança?: Reflexões acerca da sexualidade do casal contemporâneoEfeitos do Programa de Qualidade na Interação Familiar em pais e mães de crianças institucionalizadas: intervindo nas práticas parentais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

SATHES, Michele Minozzo et al. Desenvolvimento de um protocolo de diagnóstico sistêmico familiar. Pensando fam. [online]. 2020, vol.24, n.2, pp. 193-208. ISSN 1679-494X.

O objetivo foi apresentar um protocolo para elaborar um diagnóstico sistêmico familiar a ser utilizado no primeiro atendimento. Trata-se de um trabalho qualitativo de caráter exploratório e descritivo com delineamento de desenvolvimento. Participaram doze especialistas/juízes/experts no exercício da prática clínica com famílias, oriundas de diferentes países (Portugal, Argentina, Colômbia e Brasil), há mais de dez anos. O instrumento utilizado foi uma escala Likert e sua análise a psicométrica, verificando a confiabilidade e a validade de conteúdo das questões. O resultado foi a produção de um protocolo para elaboração de um diagnóstico sistêmico familiar, dividido em quatro etapas: a primeira, acolhimento e a apresentação da família e psicólogo/a; a segunda, a estrutura; a terceira, a dinâmica relacional e a quarta, a queixa apresentada pela família. Conclui-se que os itens para levantamento de dados facilitaram ao psicólogo/a na elaboração de um diagnóstico sistêmico que avalia dimensões: estrutura, dinâmica relacional, e queixa apresentada.

Palavras-chave : Protocolo; Diagnóstico sistêmica; Família.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License