SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2A familiar systemic diagnosis protocol developmentMap of the social network of users of the Reference Center of Social Assistance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pensando familias

Print version ISSN 1679-494X

Abstract

NAZAR, Thaís Cristina Gutstein; ZAMBERLAN, Tereza José; FERNANDES, Nathiara Caroline  and  VERONEZI, Leticia Stella. Efeitos do Programa de Qualidade na Interação Familiar em pais e mães de crianças institucionalizadas: intervindo nas práticas parentais. Pensando fam. [online]. 2020, vol.24, n.2, pp. 209-223. ISSN 1679-494X.

Este estudo apresenta os efeitos de um programa de intervenção norteado pelo Programa de Qualidade e Interação Familiar (PQIF) e realizado com grupo de pais cujas crianças foram retiradas de seu convívio e se encontram em situação de acolhimento institucional. Diante disso, o objetivo geral deste trabalho é descrever os efeitos do PQIF em pais e mães de crianças institucionalizadas. O enfoque dos encontros foi de sensibilizar os pais sobre a necessidade de ampliação do repertório de práticas parentais adequadas à educação dos filhos. As famílias foram encaminhadas, por meio da Rede de Proteção de um município no Sudoeste do Paraná, a um serviço-escola na área de Psicologia. Inicialmente, sete famílias foram submetidas a uma entrevista para acolhimento e coleta de dados de pré-testes, e, posteriormente, foram inseridas em um grupo de intervenção, realizado na Casa Abrigo do município. Os instrumentos aplicados foram a Escala de Qualidade de Interação Familiar (EQIF) e as Escalas de Beck, compostas pelo Inventário de Depressão (BDI), pelo Inventário de Ansiedade (BAI), pelas Escalas de Desesperança (BHS) e pela Escala de Ideação Suicida (BSI). Os resultados demonstraram que os níveis de ansiedade, de depressão e de ideações suicidas diminuíram, com exceção da desesperança, visto que não houve qualquer alteração nessa escala. Enfatiza-se a partir da avaliação pré e pós-intervenção, indicando contribuições importantes do estudo para a pesquisa científica e para profissionais que trabalham com famílias.

Keywords : Família; Crianças; Comportamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License