SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Effects of the Quality Program on Family Interaction with parents of institutionalized children: intervening in parental practices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pensando familias

Print version ISSN 1679-494X

Abstract

OLIVEIRA, Gabriel Fernandes de; SOUZA, Laura Vilela e  and  GUANAES-LORENZI, Carla. Mapa de rede social de usuárias do Centro de Referência de Assistência Social. Pensando fam. [online]. 2020, vol.24, n.2, pp. 224-239. ISSN 1679-494X.

O objetivo desta pesquisa foi compreender as possibilidades do uso do Mapa de Rede Social no atendimento social e psicológico ofertado em um Centro de Referência de Assistência Social. Mapas de oito usuárias desse serviço foram construídos e analisados como estudo de casos múltiplos a partir de teóricos sistêmicos e construcionistas sociais. A construção do Mapa permitiu gerar informações significativas sobre as fontes de apoio dos/as usuários/as, identificar situações de violência dentro e fora da família, discutir as consequências da migração de território para as famílias, analisar os efeitos do posicionamento das profissionais do CRAS e da rede pública de saúde na vida dessas pessoas e analisar em quais âmbitos da vida da pessoa o apoio tem sido mais efetivo e onde poderia ser ampliado. A construção do Mapa pode servir para o planejamento de intervenções voltadas para o que a política de atenção social básica prevê, uma atuação preventiva e a favor do fortalecimento de vínculos entre famílias e comunidade.

Keywords : Mapa de rede social; Família; CRAS/SUAS; Construcionismo social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License