SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1La identificación empática sistémica entre adolescentes “antisociales”: la terapia familiar crítica como modelo de intervención índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

ANDOLFI, Maurizio. Checkmate ao rei: como reinventar o pai. Pensando fam. [online]. 2021, vol.25, n.1, pp. 21-40. ISSN 1679-494X.

Este artigo tem como objetivo abordar a questão da paternidade na psicoterapia familiar. Uma revisão crítica das teorias sistêmicas e especialmente do pós-modernismo é oferecida, dentro da qual a "revelação da verdade" não parece ter recebido atenção adequada. Ao contrário, este trabalho pretende demonstrar a sua importância, principalmente, no engajamento dos pais na terapia, a fim de passar de um aspecto protetor em relação aos filhos, que nunca têm idade para saber a verdade, ao seu pleno respeito.  Em seguida, aborda o problema da parentificação dos filhos e da imaturidade de alguns pais e descreve como intervir na psicoterapia, de modo a restaurar o equilíbrio emocional e a aceitação de responsabilidades por parte do pai. Para atingir esse objetivo, é útil incluir a história do desenvolvimento da família e da terceira geração como uma ponte entre pais e filhos na terapia.

Palavras-chave : Paternidade; Revelação da verdade; Parentificação; Processos de imaturidade; Terapia multigeracional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License