SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Conflitos conjugais: possíveis origensIntervisão: estratégia de formação profissional para o trabalho com famílias e comunidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

TRINDADE, Melina Carvalho  e  CAMILO, Cristina. A partilha social de emoções na conjugalidade e seu impacto na satisfação conjugal. Pensando fam. [online]. 2021, vol.25, n.1, pp. 93-111. ISSN 1679-494X.

Na tentativa de integrar a teoria da partilha social de emoções (PSE) com a conjugalidade, esse estudo avaliou o impacto da qualidade da PSE na satisfação conjugal e se há diferenças entre homens e mulheres nesse processo. Para isso, 185 participantes, de nacionalidade portuguesa, com idade igual ou superior a 30 anos, que estavam em relacionamento conjugal, responderam a um questionário sociodemográfico, à Escala de Avaliação da Satisfação em Áreas da Vida Conjugal (EASAVIC), à Differential Emotion Scale, a um conjunto de medidas e indicadores da PSE, a questões do Inquérito Social Europeu sobre bem-estar subjetivo e à versão reduzida da Escala de Apoio Social (Haslam et al., 2005). Os resultados obtidos relacionaram a qualidade da PSE à satisfação conjugal, sendo que maiores níveis na qualidade da PSE parecem estar relacionados a maiores níveis de satisfação conjugal. Ao contrário do esperado, homens e mulheres não demonstraram diferenças significativas em relação ao impacto da PSE na satisfação conjugal. Visto a possível influência da PSE nos níveis de satisfação conjugal, o estudo demonstrou a importância de serem conduzidas investigações relacionadas à qualidade da PSE nas relações conjugais.

Palavras-chave : Partilha social de emoções; Satisfação conjugal; Apoio social percebido.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License