SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1A partilha social de emoções na conjugalidade e seu impacto na satisfação conjugalO funcionamento da mediação: construção da concepção brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

FINKLER, Lirene et al. Intervisão: estratégia de formação profissional para o trabalho com famílias e comunidades. Pensando fam. [online]. 2021, vol.25, n.1, pp. 112-126. ISSN 1679-494X.

Diferentes políticas públicas sociais tomam a família e o território como núcleos sociais fundamentais para a efetividade das suas ações e serviços. Como formar profissionais sensíveis para esse trabalho? O objetivo deste artigo é relatar a experiência da Intervisão como estratégia de formação profissional para o trabalho com famílias e comunidades. Percebemos nessa estratégia pedagógica uma potência que se ajusta aos espaços de formação latu sensu, mas também aos contextos de educação permanente e em serviço. A Intervisão é um dispositivo que possibilita desenvolver pontos que são percebidos como centrais para o trabalho social: explorar o potencial do olhar, da capacidade reflexiva, do pensar, e do expressar. O artigo apresenta inicialmente a revisão de aspectos teóricos e conceituais, seguindo-se o relato de nossa experiência de formação em curso de especialização, de 2018 a 2020, destacando quatro eixos analisadores: ética do afeto, a potência da escrita, disparadores e construção de conhecimento.

Palavras-chave : Intervisão; Educação permanente; Formação profissional; Famílias; Comunidades.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License