SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Intervisão: estratégia de formação profissional para o trabalho com famílias e comunidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

RORATO, Ângela; GIONGO, Cláudia  e  FLEISCHMANN, Simone Tassinari Cardoso. O funcionamento da mediação: construção da concepção brasileira. Pensando fam. [online]. 2021, vol.25, n.1, pp. 127-137. ISSN 1679-494X.

A mediação de conflitos no Brasil vem ganhando cada vez mais espaço e visibilidade desde a promulgação da Lei 13.140/15, que regulamenta o procedimento. Visto que ainda há o desconhecimento dessa metodologia por boa parte da sociedade, o presente artigo tem por objetivo a apresentação e reflexão, através de revisão bibliográfica, de duas linhas epistemológicas desse método conforme a mediação vem sendo construída no Brasil, bem como o que se pode esperar de um procedimento de mediação quando assim conduzido. Optou-se pela reflexão e análise do procedimento da mediação judicial e da mediação emancipadora, buscando pontos convergentes entre as duas correntes e com o intuito de oferecer uma bússola para que os mediadores em formação possam encontrar subsídios para a escolha de caminhos possíveis de condução do processo, tendo em vista a importância dos princípios de autonomia e responsabilização pelas escolhas feitas pelos mediandos.

Palavras-chave : Mediação judicial; Mediação emancipadora; Procedimentos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License