SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2A família multiespécie: um estudo sobre casais sem filhos e tutores de pets índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

EMIDIO, Thassia Souza  e  SILVA, Fabieli Gonzaga da. Conjugalidade e deficiência física adquirida: um estudo a partir da perspectiva dos parceiros. Pensando fam. [online]. 2021, vol.25, n.2, pp. 3-18. ISSN 1679-494X.

Objetivou-se neste estudo, refletir sobre as ressonâncias da deficiência física adquirida no vínculo conjugal a partir da perspectiva dos parceiros de pessoas com deficiência. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratório-descritiva, que utilizou da entrevista semidirigida como instrumento de coleta de dados. Participaram deste estudo cinco parceiros de pessoas com deficiência física adquirida que já tinham relacionamento conjugal anterior ao episódio que levou à deficiência física. O material coletado foi transcrito e submetido à análise de conteúdo temático. A análise dos dados foi realizada buscando traçar uma interlocução entre a fala dos entrevistados e as discussões e reflexões teóricas sobre o vínculo, a conjugalidade e a deficiência física adquirida. Os resultados mostraram que ocorre um processo de reconfiguração do vínculo conjugal a partir da experiência da deficiência adquirida, pode-se observar a redefinição dos parâmetros da vida conjugal e as diversas dificuldades encontradas neste processo. Evidenciou-se também a importância da reabilitação na reorganização da vida familiar, do vínculo conjugal e na construção de projetos futuros.

Palavras-chave : Deficiência física; Conjugalidade; Vínculo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License