SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Conjugalidade e deficiência física adquirida: um estudo a partir da perspectiva dos parceirosPrática esportiva e relacionamento familiar: uma revisão da literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pensando familias

versión impresa ISSN 1679-494X

Resumen

AGUIAR, Melanie de Souza de  y  ALVES, Cássia Ferrazza. A família multiespécie: um estudo sobre casais sem filhos e tutores de pets. Pensando fam. [online]. 2021, vol.25, n.2, pp. 19-30. ISSN 1679-494X.

Atualmente, dentre os diversos arranjos familiares, a família multiespécie, composta tanto por humanos, como por animais tem aumentado no contexto social. Nestas famílias, verifica-se que muitos casais optam por não ter filhos ou adiam a maternidade/paternidade, cuidando de seus pets como membros da família. Sendo assim, esta pesquisa tem por objetivo compreender a motivação dos casais que optam por não ter filhos e que possuem animais de estimação. Foi realizado um estudo qualitativo e exploratório, com entrevistas semiestruturadas com oito indivíduos em união estável. As entrevistas foram analisadas a partir da análise temática. Foi encontrado que os casais consideram seus pets como membros da família e alguns casais os tratam como filhos, porém compreendem a diferença entre ter um pet e um filho. Por fim, percebeu-se a escassez de pesquisas referentes a casais sem filhos e com pets no contexto brasileiro, desse modo, são necessárias novas pesquisas nesta área.

Palabras clave : Casais sem filhos; Famílias multiespécies.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License