SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2A família multiespécie: um estudo sobre casais sem filhos e tutores de petsPerspectivas do cônjuge sobre a doença oncológica do(a) parceiro(a): do trauma à possibilidade de ressignificação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pensando familias

versión impresa ISSN 1679-494X

Resumen

ALVES, Yasmin Caramori  y  BECKER, Ana Paula Sesti. Prática esportiva e relacionamento familiar: uma revisão da literatura. Pensando fam. [online]. 2021, vol.25, n.2, pp. 31-47. ISSN 1679-494X.

O envolvimento parental pode trazer importantes contribuições no desempenho das práticas esportivas. Assim, objetiva-se analisar a produção científica nacional e internacional da prática esportiva e o relacionamento familiar. Trata-se de uma revisão de literatura do tipo integrativa, cujas bases de dados acessadas foram PsycInfo (APA), Scielo e CAPES, por meio de descritores preestabelecidos, nos idiomas português, inglês e espanhol, no período entre 2015 a 2020. Selecionaram-se 16 artigos completos indexados, os quais foram submetidos a análises metodológicas e de conteúdo, derivando-se três categorias temáticas. Constataram-se as contribuições do esporte no processo de socialização de crianças e adultos, além da integração dos membros familiares no compartilhar de conquistas pessoais, desafios e momentos de lazer. Por outro lado, verificou-se que as expectativas e cobranças parentais podem prejudicar a performance do atleta e seu desenvolvimento pessoal. Sugere-se novos estudos que discutam as práticas esportistas e seus efeitos sobre os processos familiares e intergeracionais.

Palabras clave : Prática esporte; Psicologia do esporte; Esporte; Família.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License