SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Prática esportiva e relacionamento familiar: uma revisão da literaturaQuais são as relações entre esquemas iniciais desadaptativos, habilidades sociais e satisfação conjugal? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

STEIN, Júlia Schommer  e  MOREIRA, Mariana Calesso. Perspectivas do cônjuge sobre a doença oncológica do(a) parceiro(a): do trauma à possibilidade de ressignificação. Pensando fam. [online]. 2021, vol.25, n.2, pp. 48-64. ISSN 1679-494X.

As repercussões emocionais do câncer podem atingir o cônjuge com quase a mesma intensidade que atingem o paciente, justificando um paralelo com a noção de trauma para a Psicanálise. Já a capacidade dos cônjuges em ressignificar este trauma permite uma aproximação com o conceito de resiliência. O presente estudo transversal, qualitativo, exploratório e descritivo objetivou compreender a perspectiva do cônjuge sobre o adoecimento por câncer do(a) parceiro(a), analisando sua relação com os conceitos de trauma, ressignificação e resiliência para a Psicanálise. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas com 11 cônjuges e analisadas por meio da Análise de Conteúdo Temática, obtendo-se 4 eixos temáticos (Complexidade emocional da vivência; Acesso ao traumático; Vicissitudes do processo de ressignificação; Expectativas para o futuro). Concluiu-se que, devido à complexidade da vivência, o reconhecimento do trauma e sua ressignificação nem sempre são possíveis, indicando a importância dos cônjuges como objetos de cuidado e estudo dos profissionais da saúde.

Palavras-chave : Câncer; Conjugalidade; Trauma; Psicanálise; Resiliência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License