SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Perspectivas do cônjuge sobre a doença oncológica do(a) parceiro(a): do trauma à possibilidade de ressignificaçãoEnfrentamento materno do câncer pediátrico em quatro fases da doença índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

GOMES, Loyane Ellen Silva  e  SA, Lucas Guimarães Cardoso de. Quais são as relações entre esquemas iniciais desadaptativos, habilidades sociais e satisfação conjugal?. Pensando fam. [online]. 2021, vol.25, n.2, pp. 65-80. ISSN 1679-494X.

Este estudo investigou as relações entre habilidades sociais, esquemas iniciais desadaptativos e satisfação conjugal. Trata-se de um estudo analítico, observacional, transversal e correlacional. A amostra foi composta por 375 participantes entre 19 e 55 anos (M = 26.45, SD = 5.92), a maioria do sexo feminino, com ensino superior, residentes no Nordeste do Brasil, namorando, sem filhos e em relacionamentos heterossexuais. Foram utilizados o Inventário de Habilidades Sociais Conjugais, a Escala de Satisfação Conjugal e o Questionário de Esquemas Iniciais Desadaptativos e realizadas análises de correlação e mediação. Os resultados indicaram que: (a) maior satisfação conjugal está relacionada a maior repertório de habilidades sociais e menos esquemas iniciais desadaptativos, (b) quanto menos esquemas iniciais desadaptativos, maior o repertório de habilidades sociais, e (c) a influência dos esquemas iniciais desadaptativos na satisfação conjugal é melhor explicada a partir da mediação das habilidades sociais. Conclui-se que o repertório de habilidades sociais tem papel central no estabelecimento de relações conjugais satisfatórias.

Palavras-chave : Habilidades sociais; Satisfação conjugal; Terapia do esquema.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License