SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Quais são as relações entre esquemas iniciais desadaptativos, habilidades sociais e satisfação conjugal?Saúde emocional materna e prematuridade: influência sobre o desenvolvimento de bebês aos três meses índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

GUIMARAES, Claudiane Aparecida; DELLAZZANA-ZANON, Letícia Lovato  e  ENUMO, Sônia Regina Fiorim. Enfrentamento materno do câncer pediátrico em quatro fases da doença. Pensando fam. [online]. 2021, vol.25, n.2, pp. 81-97. ISSN 1679-494X.

O cuidador familiar fornece apoio fundamental em doenças crônicas como o câncer, sofrendo a maior sobrecarga física, emocional e social. Esta pesquisa analisou o processo de enfrentamento de quatro mães de crianças com câncer com idade entre 7-13 anos, em diferentes fases da doença - diagnóstico [M1], tratamento [M2], manutenção [M3] e terminalidade [M4]. As mães responderam individualmente o Protocolo de Entrevista sobre Enfrentamento Materno do Câncer de Crianças e Adolescentes, com 34 questões. Os maiores estressores relacionaram-se à dificuldade do prognóstico do caso, à falta de tempo e energia para dedicar-se à família e às dificuldades financeiras. As mães apresentaram mais estratégias de enfrentamento adaptativas, como: Autoconfiança, Resolução de problemas, Busca de informação e Acomodação, indicativas de percepção de desafio às necessidades de Relacionamento, de Competência e de Autonomia. Os dados evidenciam a necessidade de avaliar e atender às demandas dessa população, considerando a fase da doença.

Palavras-chave : Cuidadoras de criança; Coping; Câncer pediátrico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License