SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Enfrentamento materno do câncer pediátrico em quatro fases da doençaRelações fraternais e autismo: uma revisão integrativa da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

SCHIAVO, Rafaela de Almeida et al. Saúde emocional materna e prematuridade: influência sobre o desenvolvimento de bebês aos três meses. Pensando fam. [online]. 2021, vol.25, n.2, pp. 98-113. ISSN 1679-494X.

Objetivo foi avaliar a influência da prematuridade e de aspectos da saúde emocional materna no desenvolvimento de bebês aos três meses. Participaram 191 díades sendo 69 a termo e 122 prematuros. Para avaliação da saúde emocional materna foram utilizados a EPDS, o ISS e o IDATE e para avaliação do desenvolvimento a Escala Bayley III. Aos três meses mães de bebês prematuros apresentaram significativamente mais ansiedade/estado e depressão pós-parto do que mães de bebês nascidos a termo. O desenvolvimento foi pior para os prematuros. Não se observou associação entre alterações emocionais maternas e desenvolvimento do prematuro. Entre as mães de bebês a termo observou-se riscos de atraso no desenvolvimento quando a mãe apresentava estresse em quatro das cinco áreas avaliadas. Resultados indicaram que tanto a saúde emocional quanto à prematuridade tem impacto sobre o desenvolvimento, sugerindo que mães de prematuros ou não, devem ser acompanhados durante o primeiro ano de vida.

Palavras-chave : Saúde emocional materna; Prematuridade; Desenvolvimento infantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License