SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Saúde emocional materna e prematuridade: influência sobre o desenvolvimento de bebês aos três mesesMaternidade e entrega de um bebê para a adoção: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

REIS, Emily Aiumi Buraseska; SILVA, Ingrid Lohane da  e  PORTES, João Rodrigo Maciel. Relações fraternais e autismo: uma revisão integrativa da literatura. Pensando fam. [online]. 2021, vol.25, n.2, pp. 114-128. ISSN 1679-494X.

Essa pesquisa teve como objetivo levantar a produção científica sobre a percepção do irmão neurotípico na relação fraterna com o irmão com autismo. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura referente aos últimos dez anos (2009-2019) a partir das bases de dados: CAPES, Pepsic e Scielo. Utilizou-se das seguintes combinações de palavras, em português e em inglês, respectivamente: autismo AND irmãos; autismo AND relações fraternais; autism AND siblings; autism AND siblings relationship. 12 estudos foram selecionados e analisados de acordo com os critérios estabelecidos. Os estudos apresentam a influência do relacionamento familiar e fraternal na vida do irmão neurotípico (NT). Constata-se que as características de cada família interferem nas condições das relações entre os irmãos e que há divergência nos cuidados parentais para com o irmão NT se comparado ao irmão com autismo.

Palavras-chave : Autismo; Relação fraternal; Experiência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License