SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Relações fraternais e autismo: uma revisão integrativa da literaturaGrupo focal com mães de adolescentes com autismo à luz do modelo bioecológico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pensando familias

versión impresa ISSN 1679-494X

Resumen

MEDEIROS, Ana Paula; ANDRADE, Marcela Lança de  y  COSTA-DALPINO, Lilian Regiane de Souza. Maternidade e entrega de um bebê para a adoção: um estudo de caso. Pensando fam. [online]. 2021, vol.25, n.2, pp. 129-142. ISSN 1679-494X.

O processo de tornar-se mãe envolve mudanças na vida da mulher de ordem biológica, psicológica e social, sendo que diversos fatores podem ser determinantes para a decisão da gestante em não permanecer com o seu bebê. A partir da Política de Atenção à Gestante, criada em 2015, o Estado de São Paulo criou um protocolo de atendimento humanizado à mulher que deseja entregar o seu filho para a adoção. Este estudo objetivou apresentar um estudo de caso do processo de avaliação psicológica realizado com uma mulher que estava na sua terceira gestação e manifestou o desejo de entregar o filho para adoção, tendo desistido após o nascimento da criança. Os dados apontaram que a participante buscou pela reparação e construção dos vínculos familiares para que pudesse exercer a maternidade de maneira mais efetiva. Verificou-se a importância da avaliação psicológica neste período, bem como da articulação da rede de serviços para o atendimento a esses casos.

Palabras clave : Avaliação psicológica; Entrega voluntária; Maternidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License