SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Maternidade e entrega de um bebê para a adoção: um estudo de casoViolência contra mulheres: 44 anos de pesquisa mapeados a partir dos softwares citespace e VOSviewer índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

LEMOS, Emellyne Lima de Medeiros Dias; NUNES, Laísy de Lima  e  SALOMAO, Nádia Maria Ribeiro. Grupo focal com mães de adolescentes com autismo à luz do modelo bioecológico. Pensando fam. [online]. 2021, vol.25, n.2, pp. 143-158. ISSN 1679-494X.

O modelo bioecológico de Bronfenbrenner oferece contribuições importantes para o estudo sobre as vivências familiares e suas interinfluências. A exemplo disso citam-se o conceito de transição ecológica e a prática de devolutiva em pesquisa, que foram abordados neste estudo descritivo, cujos objetivos foram descrever uma experiência de devolutiva de pesquisa com mães de filhos adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e analisar os conteúdos que emergiram dos discursos delas. Participaram do estudo cinco mães, com idades entre 42 e 50 anos. Foi realizado um encontro, com uso da técnica de grupo focal, que foi gravado em áudio e registrado em diários de campo. Os dados foram transcritos, analisados, discutidos com base na literatura e apresentados em oito categorias, referentes a dois momentos do encontro. Os resultados indicaram que os assuntos que suscitaram maior interesse das mães foram aqueles relacionados às transições ecológicas. Também foram constatadas a validade ecológica da pesquisa e a necessidade das mães de terem mais espaços para compartilhamento de experiências e conhecimento de um número maior de recursos que possam favorecer estratégias de suporte e enfrentamento. Pretende-se, através da descrição e análise dessa experiência, indicar possibilidades de práticas dirigidas a essa população e suscitar novos estudos sobre o tema.

Palavras-chave : Autismo; Mães; Grupo focal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License