SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2Focus group with mothers of adolescents with autism based on the bioecological modelFamily and social violence in the life of adult sexual offender author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pensando familias

Print version ISSN 1679-494X

Abstract

PINTO, Cintia Loos  and  CHRISTINO, Juliana Maria Magalhães. Violência contra mulheres: 44 anos de pesquisa mapeados a partir dos softwares citespace e VOSviewer. Pensando fam. [online]. 2021, vol.25, n.2, pp. 159-175. ISSN 1679-494X.

Esta bibliometria visa avaliar como vem se desenvolvendo as pesquisas sobre a violência contra as mulheres. Esse tipo de violência geralmente acontece com núcleos familiares já em formação e afetam também profundamente as famílias das vítimas. Foram analisadas, através dos softwares bibliométricos Citespace e VOSviewer, 4576 publicações indexadas na base de dados da Web of Science durante o período de 1975 a 2019. Dentre os cinco autores mais produtivos todas são mulheres, destacando-se Raquel Jewkes. Os Estados Unidos sobressaem-se como o país que mais contribuiu com o avanço da temática em questão, valendo observar que o Brasil foi o quarto país mais produtivo a partir de seus pesquisadores da Universidade de São Paulo. Dentre as palavras-chave mais frequentes utilizadas pelos autores foram violence against women, domestic violence e intimate partner violence e o estudo mais citado pelos artigos analisados foi o de Garcia-Moreno (2006).

Keywords : Violência contra mulher; Feminicídio; Bibliometria.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License