SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Grupo focal com mães de adolescentes com autismo à luz do modelo bioecológicoViolências familiar e social na vida do adulto autor de violência sexual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

PINTO, Cintia Loos  e  CHRISTINO, Juliana Maria Magalhães. Violência contra mulheres: 44 anos de pesquisa mapeados a partir dos softwares citespace e VOSviewer. Pensando fam. [online]. 2021, vol.25, n.2, pp. 159-175. ISSN 1679-494X.

Esta bibliometria visa avaliar como vem se desenvolvendo as pesquisas sobre a violência contra as mulheres. Esse tipo de violência geralmente acontece com núcleos familiares já em formação e afetam também profundamente as famílias das vítimas. Foram analisadas, através dos softwares bibliométricos Citespace e VOSviewer, 4576 publicações indexadas na base de dados da Web of Science durante o período de 1975 a 2019. Dentre os cinco autores mais produtivos todas são mulheres, destacando-se Raquel Jewkes. Os Estados Unidos sobressaem-se como o país que mais contribuiu com o avanço da temática em questão, valendo observar que o Brasil foi o quarto país mais produtivo a partir de seus pesquisadores da Universidade de São Paulo. Dentre as palavras-chave mais frequentes utilizadas pelos autores foram violence against women, domestic violence e intimate partner violence e o estudo mais citado pelos artigos analisados foi o de Garcia-Moreno (2006).

Palavras-chave : Violência contra mulher; Feminicídio; Bibliometria.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License