SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Violência contra mulheres: 44 anos de pesquisa mapeados a partir dos softwares citespace e VOSviewerDivórcio no contexto de guarda compartilhada: o olhar das crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

AMORIM, Micaele Stefane Cardoso; TAVARES, Andrea Schettino; WOLFF, Lana dos Santos  e  COSTA, Liana Fortunato. Violências familiar e social na vida do adulto autor de violência sexual. Pensando fam. [online]. 2021, vol.25, n.2, pp. 176-194. ISSN 1679-494X.

O texto tem como objetivo identificar as violências sofridas, no âmbito familiar e social, por homens adultos que cometeram violência sexual contra crianças e adolescentes, considerando suas trajetórias de vida. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo documental realizada em prontuários de uma unidade de saúde pública que atende esta clientela. Foram analisados 136 prontuários, sendo encontrados cinco tipos de violências: trabalho infantil, negligência, violência física, psicológica e sexual. A análise buscou contemplar as implicações entre o sofrimento vivido, as violências sofridas e as violências praticadas. A compreensão e a significação das vitimizações sofridas ao longo da vida desses adultos são fundamentais para o entendimento das violências cometidas, bem como de sua própria dinâmica ofensiva. A violência sexual é uma questão complexa, sendo considerada pertencente a um circuito que necessita ser interrompido.

Palavras-chave : Violência; Família; Ofensa sexual.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License