SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Violências familiar e social na vida do adulto autor de violência sexualCaracterização da clientela da clínica-escola de um instituto de terapia relacional sistêmica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

CAMPEOL, Ângela Roos  e  PEREIRA, Caroline Rubin Rossato. Divórcio no contexto de guarda compartilhada: o olhar das crianças. Pensando fam. [online]. 2021, vol.25, n.2, pp. 195-207. ISSN 1679-494X.

Este estudo buscou conhecer as vivências de crianças sobre a separação conjugal de seus pais, no contexto da guarda compartilhada. O estudo teve caráter qualitativo e exploratório e concentrou-se nas percepções da criança sobre o divórcio e sobre as relações familiares no pós-divórcio. Participaram da pesquisa quatro crianças. As crianças possuíam idades entre seis e onze anos e seus pais haviam estabelecido a guarda compartilhada. Para a coleta de dados, as crianças responderam ao Desenho-Estória com tema e uma entrevista semiestrurada e as mães responderam um Questionário de Dados Sociodemográficos. A partir da Análise de Conteúdo, pôde-se compreender que os homens estavam pouco acessíveis aos cuidados dos filhos no pós-divórcio. As crianças também retrataram ausência de informações acerca do divórcio e sobre a guarda compartilhada. Com isso, os resultados apoiam a importância de se investir em práticas que visem à manutenção dos vínculos parentais no pós-divórcio.

Palavras-chave : Separação conjugal; Relações familiares; Parentalidade; Crianças.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License