SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Divórcio no contexto de guarda compartilhada: o olhar das criançasInvestigações sobre a maternagem: comparando mães multíparas e primíparas na interação mãe-bebê índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pensando familias

versión impresa ISSN 1679-494X

Resumen

KRENKEL, Scheila  y  CREPALDI, Maria Aparecida. Caracterização da clientela da clínica-escola de um instituto de terapia relacional sistêmica. Pensando fam. [online]. 2021, vol.25, n.2, pp. 208-223. ISSN 1679-494X.

Este estudo teve por objetivo caracterizar o perfil clínico e sociodemográfico da clientela de uma clínica-escola de um instituto de Terapia Relacional Sistêmica, localizado na região Sul do Brasil. Foram analisadas 315 fichas de triagem dos atendimentos que ocorreram entre janeiro de 2016 e dezembro de 2017. Os dados foram analisados através de estatística descritiva por meio do programa SPSS. Os resultados mostraram que houve predomínio de atendimentos individuais, pessoas do gênero feminino, com ensino superior completo, solteiros e com idade entre 20-29 anos. As famílias que procuraram psicoterapia estavam na fase do ciclo de vida denominada família com filhos pequenos e os casais encontravam-se na faixa etária entre 30-39 anos. As principais queixas foram: dificuldades nas relações familiares, sintomas depressivos e ansiedade, as quais somaram 44,4% do total. Este estudo permitiu refletir sobre o planejamento dos serviços de psicologia e a adequação das ações voltadas às especificidades da clientela.

Palabras clave : Clínicas-escola; Terapia sistêmica; Características sociodemográficas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License