SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Caracterização da clientela da clínica-escola de um instituto de terapia relacional sistêmicaAspectos intergeracionais de famílias em situação de violência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pensando familias

versión impresa ISSN 1679-494X

Resumen

SILVA, Marcelo Gonçalves da; PEREIRA, Veronica Aparecida  y  RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim. Investigações sobre a maternagem: comparando mães multíparas e primíparas na interação mãe-bebê. Pensando fam. [online]. 2021, vol.25, n.2, pp. 224-238. ISSN 1679-494X.

A maternagem é apresentada como um processo de aprendizagem do comportamento de cuidado dos filhos em contextos de mulheres que optam pela maternidade. Diante disso, as mães multíparas teriam respostas mais positivas na interação com seus filhos pequenos? Para responder a essa questão buscou-se comparar a interação mãe-bebê entre mães primíparas e multíparas. Participaram do estudo 65 díades mâe-bebê (G1: 34 primíparas; G2: 31 multíparas). Utilizou-se o Paradigma Experimental Face-To-Face-Still-Face (FFSF) para análise da interação diádica com registros de vídeos de até nove minutos divididos em episódios (1 - play; 2 - não interativo - Still Face; e 3 - reunião). Os comportamentos foram registrados em protocolos, categorizados em Orientação Social Positiva - OSP - e Orientação Social Negativa - OSN - para a díade; e autorregulação - para os bebês. As médias observadas durante os episódios do FFSF foram comparadas a partir do teste t de Student. Houve diferença significativa na categoria OSP do episódio play, com médias superiores para mães multíparas. As mães primíparas tiveram mais dificuldade para retomada da interação, no episódio de- reunião. Os dados confirmaram resultados observados em pesquisas de autorrelato, indicando que a experiência prévia da maternagem favorece respostas mais efetivas tanto no inicio da interação como na retomada. Sendo a maternagem um comportamento aprendido, outros familiares podem igualmente desenvolver comportamentos de cuidado, compartilhando a alegria e a responsabilidade dos cuidados parentais.

Palabras clave : Maternagem; Vinculação mãe-bebê; Família.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License