SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Investigações sobre a maternagem: comparando mães multíparas e primíparas na interação mãe-bebêAdolescentes alvos de bullying e adversidade familiar: estudo caso-controle índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

SILVA, Aline Cristini da; ORO, Gabriela Zinne  e  BOSSARDI, Carina Nunes. Aspectos intergeracionais de famílias em situação de violência. Pensando fam. [online]. 2021, vol.25, n.2, pp. 239-255. ISSN 1679-494X.

A violência intrafamiliar, sendo considerada como um problema de saúde pública indica a necessidade de estudos e intervenções voltadas para mudanças na maneira de pensar e conduzir as relações entre as pessoas. Esta pesquisa consistiu em um estudo qualitativo com o objetivo de compreender os aspectos intergeracionais de famílias em situação de violência. Participaram doze famílias com filhos de um a dez anos. Utilizou-se um roteiro de entrevista elaborado para esta pesquisa, baseado em instrumentos sobre táticas de resolução de conflitos e sobre funcionamento familiar. A entrevista foi utilizada para a elaboração dos genogramas, abordando temas como conflitos conjugais e parentais, bem como a conjugalidade dos pais dos entrevistados e as práticas intergeracionais. Os genogramas foram construídos por meio do programa genopro. Os resultados apontaram que nas relações representadas houve episódios de conflitos, retratando a violência dentro daquele meio, sendo possível identificar a transmissão intergeracional da violência presente nestes casos.

Palavras-chave : Transmissão intergeracional; Violência; Família; Genograma.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License