SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2Intergerational aspects of families in situation of violenceNarrative therapy, neuroplasticity and their connections author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pensando familias

Print version ISSN 1679-494X

Abstract

ALCKMIN-CARVALHO, Felipe; SILVA, Natália Sant’Anna da; RAFIHI-FERREIRA, Renatha  and  MELO, Márcia Helena da Silva. Adolescentes alvos de bullying e adversidade familiar: estudo caso-controle. Pensando fam. [online]. 2021, vol.25, n.2, pp. 256-271. ISSN 1679-494X.

Ser vítima de bullying na infância e adolescência é fator de risco para surgimento de transtornos mentais. As variáveis adversas do ambiente familiar contribuem para envolvimento em situações de bullying. Objetivou-se comparar o nível de adversidade familiar de adolescentes alvo de bullying (n = 21) e não-vítimas (n = 21), pareados por idade, sexo e sala de aula. Adolescentes alvo de bullying foram identificados pela Lista de Características dos Amigos de Sala de Aula e pela Escala de Violência Escolar. O nível de adversidade familiar foi avaliado pelo Índice de Adversidade Familiar de Rutter. Verificou-se maior adversidade familiar no grupo composto por alvos de bullying (p > 0,05). A frequência de discórdia conjugal foi mais elevada em famílias de alunos alvos de bullying (Z = -2,01, p = 0,04). Reitera-se a necessidade de desenvolvimento/implementação de programas voltados para diminuir fatores de risco e promover fatores de proteção junto às famílias.

Keywords : Bullying; Família; Adversidade familiar; Adolescência; Violência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License