SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Aspectos intergeracionais de famílias em situação de violênciaTerapia narrativa e neuroplasticidade: pensando suas conexões índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

ALCKMIN-CARVALHO, Felipe; SILVA, Natália Sant’Anna da; RAFIHI-FERREIRA, Renatha  e  MELO, Márcia Helena da Silva. Adolescentes alvos de bullying e adversidade familiar: estudo caso-controle. Pensando fam. [online]. 2021, vol.25, n.2, pp. 256-271. ISSN 1679-494X.

Ser vítima de bullying na infância e adolescência é fator de risco para surgimento de transtornos mentais. As variáveis adversas do ambiente familiar contribuem para envolvimento em situações de bullying. Objetivou-se comparar o nível de adversidade familiar de adolescentes alvo de bullying (n = 21) e não-vítimas (n = 21), pareados por idade, sexo e sala de aula. Adolescentes alvo de bullying foram identificados pela Lista de Características dos Amigos de Sala de Aula e pela Escala de Violência Escolar. O nível de adversidade familiar foi avaliado pelo Índice de Adversidade Familiar de Rutter. Verificou-se maior adversidade familiar no grupo composto por alvos de bullying (p > 0,05). A frequência de discórdia conjugal foi mais elevada em famílias de alunos alvos de bullying (Z = -2,01, p = 0,04). Reitera-se a necessidade de desenvolvimento/implementação de programas voltados para diminuir fatores de risco e promover fatores de proteção junto às famílias.

Palavras-chave : Bullying; Família; Adversidade familiar; Adolescência; Violência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License