SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Adolescentes alvos de bullying e adversidade familiar: estudo caso-controleAnálise familiar de agentes de segurança prisional (ASP) de uma cadeia pública feminina mato-grossense índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pensando familias

versión impresa ISSN 1679-494X

Resumen

SANINI, Cláudia; SANTOS, Lisandra das Neves  y  SATTLER, Marli Kath. Terapia narrativa e neuroplasticidade: pensando suas conexões. Pensando fam. [online]. 2021, vol.25, n.2, pp. 272-284. ISSN 1679-494X.

Foi investigado, nesse artigo, a forma com que a terapia narrativa, a partir da construção de histórias alternativas, pode estimular a plasticidade neuronal, promovendo mudanças psicológicas e comportamentais. Realizou-se uma revisão bibliográfica para analisar as contribuições teóricas e práticas da relação entre histórias alternativas e a neuroplasticidade. Foi observado que esta interface tem sido pouco estudada enquanto tema unificado. Na terapia narrativa o terapeuta ajuda o paciente a olhar detalhes até então não percebidos de sua história, trazendo novos estímulos e permitindo ao paciente recontar repetidas vezes sua própria história alternativa. Isso contribui para uma ressignificação de sua história e o desenvolvimento de novos pensamentos e sentimentos, que resultarão em novos comportamentos. A vivência desse processo, ativa a neuroplasticidade do cérebro e cria novas conexões neuronais, gerando mudanças saudáveis e funcionais na vida do paciente.

Palabras clave : Terapia narrativa; Neuroplasticidade; Histórias alternativas; Mudanças comportamentais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License