SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Terapia narrativa e neuroplasticidade: pensando suas conexões índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

SILVA, Jady Maria Gonçalves da; NASCIMENTO, Vagner Ferreira do; HATTORI, Thalise Yuri  e  SILVA, Juliana Herrero da. Análise familiar de agentes de segurança prisional (ASP) de uma cadeia pública feminina mato-grossense. Pensando fam. [online]. 2021, vol.25, n.2, pp. 285-298. ISSN 1679-494X.

A família é uma rede onde os integrantes compõem vínculos de interdependência, influenciando nas relações sociais, podendo ser fonte de apoio para as dificuldades. Objetivamos realizar análise familiar de agentes penitenciários de uma cadeia pública feminina de MT. Através de um estudo descritivo, exploratório e misto, realizado com funcionários da cadeia feminina de MT, a análise foi realizada através construção de Genograma e Ecomapa com análise pautada no Modelo Calgary de Avaliação da Família. Analisando as características familiares constatou-se uma fragilidade nas relações familiares, dificuldades de relacionamento interpessoal em casa e no trabalho e estresse ocupacional que pode estar relacionado ao conflito trabalho-família. Ao entender o contexto familiar e social que os ASP estão inseridos, pode-se conhecer os principais riscos que influenciam na qualidade de vida possibilitando intervenções que auxiliem no enfrentamento de dificuldades.

Palavras-chave : Saúde do trabalhador; Prisões; Relações familiares; Características da família.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License