SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Percepciones de anomia y bienestar social en relación con las actitudes hacia la democraciaBienestar psicológico y orientación de rol sexual en adolescentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Liberabit

versión impresa ISSN 1729-4827

Resumen

GUTIERRES FILHO, Paulo José Barbosa; MONTEIRO, Maria Dolores Ferreira; DA SILVA, Rudney  y  VARGAS, Carla Regiane. Concepções, opiniões e atitudes docentes associadas à Inclusão da pessoa com Deficiência na Educação Física: uma revisão da produção científica brasileira. Liberabit [online]. 2011, vol.17, n.1, pp. 19-30. ISSN 1729-4827.

A presente investigação tem como objetivo desenvolver uma revisão sistemática sobre as concepções, opiniões e atitudes docentes associadas à inclusão das pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física do sistema regular de ensino e o seu impacto sobre o movimento de inclusão educacional no Brasil na última década. Realizaram-se buscas nas bases de acesso público e no idioma português, entre os períodos de 1994 a 2010. Treze artigos fizeram parte das análises envolvendo esta temática. Pode-se concluir que as concepções, as opiniões e as atitudes do professores de Educação Física sobre a inclusão educacional estão associadas principalmente à formação acadêmica, às competências percebidas na atuação com pessoas com deficiência, ao tempo de experiência de magistério com pessoas com deficiência, ao gênero do docente e à vinculação administrativa da escola.

Palabras clave : Alunos com Deficiência; Atitudes; Inclusão Educacional; Professores de Educação Física.

        · resumen en Inglés     · texto en Español

 

Creative Commons License