SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Vazio, grupo analítico e funções reparadorasO que promove o crescimento nos grupos? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

FERNANDES, Waldemar José. Sobre: teoria da mente - mente do grupo - grupo da mente. Vínculo [online]. 2005, vol.2, n.2, pp. 11-21. ISSN 1806-2490.

O trabalho psicanalítico, seja na perspectiva individual, seja vincular, envolve sempre algumas questões: os grupos internos de clientes e terapeutas, os modelos empregados por cada parte, o quanto são respeitadas as individualidades no grupo, como o grupo e os indivíduos lidam com os aspectos mais primitivos, sempre presentes na vida, etc. Poderíamos dizer então que o desenvolvimento do trabalho psicanalítico de grupo depende das mentes individuais e da mente grupal, sendo oportuno estudar o que tem sido chamado de teoria da mente, relacionando esses conhecimentos com o dispositivo grupal. Serão vistos os conceitos de Teoria da Mente, Teoria dos Modelos e aspectos primitivos da mente e do grupo. Conclui-se que o trabalho grupal será mais eficiente se forem respeitas as teorias que habitam as mentes dos participantes, que não sofrerão assim de exclusão, por serem "resistentes".

Palavras-chave : Grupo; Mente; Teoria da mente; Mente grupal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português

 

Creative Commons License