SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2O que promove o crescimento nos grupos?Grupos de mulheres na menopausa: relato de uma experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

TURA, Ana Beatriz Wanzeler. Relato de uma experiência de atendimento psicoterápico com grupos de obesos. Vínculo [online]. 2005, vol.2, n.2, pp. 32-41. ISSN 1806-2490.

A obesidade é atualmente considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), um problema de saúde pública, devido às diversas doenças associadas ao aumento de peso, dentre elas a diabete mellitus, hipertensão arterial e doenças reumáticas. Para além de uma questão estética, tornou-se importante determinar qual o percentual de gordura corporal está associado a uma morbi-mortalidade elevada. Considerada uma afecção crônica, com recidivas, de significativa prevalência e poder de morbidade, a obesidade etiologicamente é vista como multifatorial. Ao psicólogo é solicitado uma compreensão, acerca dos aspectos emocionais associados ao aumento de peso, bem como ao processo de emagrecimento. A inclusão dos sujeitos em grupos ditos “homogêneos”, como, por exemplo, grupos de pacientes com doenças crônicas parece ocorrer através de uma identificação em torno da doença. No caso da obesidade, o ideal do grupo parece estruturar-se em torno do ideal do corpo magro e à série de identificações subseqüentes. Abordaremos uma experiência de atendimento psicológico a grupos de pacientes com obesidade, trazendo fragmentos de sessões para pensarmos nossa prática grupal a partir de teorias e técnicas fundamentadas na psicoterapia de orientação psicanalítica.

Palavras-chave : Psicanálise; Psicopatologia; Obesidade; Grupo; Psicoterapia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português

 

Creative Commons License