SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Relato de uma experiência de atendimento psicoterápico com grupos de obesos"Nós na fita": terapia de casal na abordagem sistêmica sob o enfoque construcionista social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

ZOIRO, Graziella  e  PARISI, Silvana. Grupos de mulheres na menopausa: relato de uma experiência. Vínculo [online]. 2005, vol.2, n.2, pp. 42-50. ISSN 1806-2490.

O trabalho apresenta o relato de um grupo com mulheres na menopausa realizado num programa de atendimento à Saúde da Mental da Mulher do Hospital das Clínicas a partir de um referencial junguiano, utilizando técnicas expressivas, mitos e contos de fadas. As imagens atuaram como pano de fundo para uma mobilização em que as histórias individuais relatadas, a troca de experiências e a acolhida do grupo trouxeram resgates e reflexões significativos sobre esta fase da vida da mulher, enriquecendo o repertório das integrantes do grupo para lidar com este momento e lançando sementes para futuros desenvolvimentos.

Palavras-chave : Grupo; Mulheres; Menopausa; Imagem; Mitos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português

 

Creative Commons License