SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2"Nós na fita": terapia de casal na abordagem sistêmica sob o enfoque construcionista socialO laço do preconceito: a inclusão, exclusão e convivência do usuário de saúde mental a partir do conceito de alianças inconscientes e do dia a dia de um CECCO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

EMILIO, Solange Aparecida. Os vínculos na inclusão escolar: sobre laços, amarras e nós. Vínculo [online]. 2005, vol.2, n.2, pp. 61-69. ISSN 1806-2490.

O presente trabalho pretende lançar reflexões sobre as amarras, os laços e nós necessários e/ou inevitáveis para o processo de inclusão de indivíduos significativamente diferentes no contexto escolar. Ele traz algumas considerações traçadas pela pesquisa realizada pela autora, a partir de sua participação no contexto de uma escola regular de ensino infantil, fundamental e médio. Os principais objetivos da pesquisa foram verificar as implicações grupais e institucionais da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais e as aproximações e afastamentos entre a inclusão desejável e a possível, além das contribuições do profissional de psicologia para este processo. Nas discussões, foi abordado o que está para além da questão legal, “de direito” e parece ser fundamental para pensar e viabilizar uma inclusão “de fato”, pois esta não se encontra pronta ou se encerra em si mesma, mas faz parte de um processo vivo e em transformação.

Palavras-chave : Grupos; Inclusão escolar; Vínculos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português

 

Creative Commons License