SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Os vínculos na inclusão escolar: sobre laços, amarras e nósOs caminhos das propostas de moradias para ex-pacientes psiquiátricos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

CASTANHO, Pablo de Carvalho Godoy. O laço do preconceito: a inclusão, exclusão e convivência do usuário de saúde mental a partir do conceito de alianças inconscientes e do dia a dia de um CECCO. Vínculo [online]. 2005, vol.2, n.2, pp. 70-79. ISSN 1806-2490.

Dentro da proposta de formação de uma rede substitutiva aos manicômios, os Centros de Convivência e Cooperativa (CECCO) foram implantados na capital paulista, a partir de 1989. Geralmente, implantam-se estes centros em locais públicos, de livre circulação. Eles promovem atividades para portadores de sofrimento mental e outros “excluídos” e freqüentadores habituais dos espaços em questão. Propomos a utilização do conceito de alianças inconscientes (Kaës) para orientar a intervenção nos grupos e nas oficinas do CECCO e equipamentos afins, bem como sugerimos a possibilidade de usar o mesmo conceito no nível do território. Nesta perspectiva, acreditamos que o trabalho com o preconceito deveria ser pensado como efeito de um movimento de “re-pactuação” ou transformação das alianças inconscientes. Trataremos de situações do cotidiano do CECCO, para apresentarmos algumas facetas decorrentes deste ponto de vista.

Palavras-chave : Grupo; Psicanálise; Saúde mental; Inclusão; Território.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português

 

Creative Commons License