SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2O laço do preconceito: a inclusão, exclusão e convivência do usuário de saúde mental a partir do conceito de alianças inconscientes e do dia a dia de um CECCOImplicações e complicações do trabalho com grupos: administrando diferenças. Incluir - excluir - conviver índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

WEYLER, Audrey Rossi  e  FERNANDES, Maria Inês Assumpção. Os caminhos das propostas de moradias para ex-pacientes psiquiátricos. Vínculo [online]. 2005, vol.2, n.2, pp. 80-88. ISSN 1806-2490.

Pode-se afirmar que um dos desafios enfrentados atualmente pela Psicologia Social é a reflexão sobre políticas públicas em Saúde Mental e suas repercussões para a subjetividade dos grupos e sujeitos envolvidos. Discussões sobre a construção de outro lugar social para a loucura têm conquistado importância nas últimas décadas e se refletido na implantação de dispositivos substitutivos aos hospitais psiquiátricos. O presente trabalho busca aprofundar as discussões das residências terapêuticas, a partir da análise crítica sobre a construção das passagens do manicômio para as casas, atentando para a especificidade desse dispositivo. É possível destacar a existência de duas dimensões fundamentais que se sobrepõem nas moradias. Há, de um lado, os lugares institucionais apoiados em um sistema de referência do âmbito dos serviços de saúde mental. Do outro, estão os lugares que podem ser comumente ocupados em uma residência e que se apóiam em parte nas representações decorrentes de vínculos de parentesco. O projeto pode se propor como um dispositivo de mudança, dentre um conjunto de fatores, porque os moradores poderiam ocupar diferentes lugares além daqueles tradicionalmente instituídos nas relações manicomiais.

Palavras-chave : Saúde mental; Reforma psiquiátrica; Psicanálise; Instituições.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português

 

Creative Commons License