SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Os caminhos das propostas de moradias para ex-pacientes psiquiátricosRessonâncias das origens de algumas histórias e histórias de algumas possíveis origens: uma contribuição para cuidar dos vínculos grupais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

ROJAS, Maria Cristina. Implicações e complicações do trabalho com grupos: administrando diferenças. Incluir - excluir - conviver. Vínculo [online]. 2005, vol.2, n.2, pp. 89-98. ISSN 1806-2490.

Esta conferência se refere em primeiro lugar à sociedade expulsiva e seus efeitos nos vínculos e na subjetividade. Assinala que os grupos reproduzem a exclusão social, a qual se vê também favorecida pelo individualismo da época e da lógica consumista. Têm por sua vez, a possibilidade de se constituírem em espaços transicionais, inclusivos. A intervenção clínica, demarcada em uma perspectiva vincular em psicanálise, aborda distintos eixos conceituais e operacionais, entre eles, o narcisismo em sua dimensão erótica e tanática; a ternura, contraposta à relação de domínio; e a configuração do grupo, com os caracteres das redes, que aqui se delineiam. Analisa em seguida certos traços excludentes do pensamento moderno, e destaca a passagem da diferença à diversidade. Examinar tais concepções pode proporcionar o emergir de práticas clínicas inclusivas. Para finalizar, propõe algumas condições que possibilitam os processos de inclusão no âmbito educacional.

Palavras-chave : Inclusão; Expulsão; Redes; Diferença; Diversidade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol

 

Creative Commons License