SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número3A grupanálise precisa das neurociências?O grupo como lugar de aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

FERRO, Sara. Preconceito em grupanálisis: considerações a propósito do terminus de uma grupanálise. Vínculo [online]. 2006, vol.3, n.3, pp. 21-36. ISSN 1806-2490.

Pretende-se fazer uma reflexão e questionamento sobre os critérios utilisados na decisão de uma alta de terapia grupanalítica. Cabe ao terapeuta reflectir sobre seus pacientes atento aos movimentos transferenciais e contra-transferenciais, às suas limitações pessoais, aos limites das teorias, ao sistema de valores da sociedade vigente tendo presente a possibilidade de emergência de preconceitos que distorcem negativamente suas intervenções e decisões. A actividade analítica deverá nortear-se pois por uma capacidade de pensar livre e criativa, de permanente construção e desconstrução de hipóteses, de investigaçâo, sempre alertada para o risco da eventualidade do exercício pernicioso do preconceito.

Palavras-chave : Teoria e técnica grupanalítica; Ciência e preconceito.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português

 

Creative Commons License