SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue3Prejudice in group analysis: some thouguts about finishing group analysisDrawing as an additional resource in chindren's group psycotherapy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vínculo

Print version ISSN 1806-2490

Abstract

RUFATTO, Amaury Tadeu. O grupo como lugar de aprendizagem. Vínculo [online]. 2006, vol.3, n.3, pp. 37-45. ISSN 1806-2490.

Este trabalho se propõe a discutir os diferentes graus de vivência que um grupo psicoterápico de base psicanalítica pode oferecer: o setting, a figura do terapeuta/coordenador, a desconstrução dos rótulos sociais, a vivência emocional intensa, a percepção do lugar do outro e da necessidade deste como meio para se perceber. Utilizarei para tanto da analogia entre “Ouvir” e “Escutar”. É na presença do outro, este igual e ao mesmo tempo diferente, que podemos nos defrontar com toda a gama de aspectos emocionais. Haveria apenas um estranho dentro do grupo? Ou haveria também um estranho dentro do grupo que habita em cada um de nós? O grupo terapêutico de base psicanalítica possibilita a explicitação dos processos de transferências e contratransferências envolvidos nas relações humanas, assim como dos aspectos intra, inter e transubjetivos. Imersos no espesso caldo que o grupo produz, seus participantes, sem exceção, são colocados frente a diferentes necessidades emocionais. Aprender, aqui, diz respeito a uma experiência. A descobrir. A desvelar algo que contém a chave para novas perspectivas.

Keywords : Grupos; Aprendizagem; Cuidar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese

 

Creative Commons License