SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número3Preconceito em grupanálisis: considerações a propósito do terminus de uma grupanáliseO desenho como recurso auxiliar em psicoterapia de grupo com crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

RUFATTO, Amaury Tadeu. O grupo como lugar de aprendizagem. Vínculo [online]. 2006, vol.3, n.3, pp. 37-45. ISSN 1806-2490.

Este trabalho se propõe a discutir os diferentes graus de vivência que um grupo psicoterápico de base psicanalítica pode oferecer: o setting, a figura do terapeuta/coordenador, a desconstrução dos rótulos sociais, a vivência emocional intensa, a percepção do lugar do outro e da necessidade deste como meio para se perceber. Utilizarei para tanto da analogia entre “Ouvir” e “Escutar”. É na presença do outro, este igual e ao mesmo tempo diferente, que podemos nos defrontar com toda a gama de aspectos emocionais. Haveria apenas um estranho dentro do grupo? Ou haveria também um estranho dentro do grupo que habita em cada um de nós? O grupo terapêutico de base psicanalítica possibilita a explicitação dos processos de transferências e contratransferências envolvidos nas relações humanas, assim como dos aspectos intra, inter e transubjetivos. Imersos no espesso caldo que o grupo produz, seus participantes, sem exceção, são colocados frente a diferentes necessidades emocionais. Aprender, aqui, diz respeito a uma experiência. A descobrir. A desvelar algo que contém a chave para novas perspectivas.

Palavras-chave : Grupos; Aprendizagem; Cuidar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português

 

Creative Commons License