SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número3O desenho como recurso auxiliar em psicoterapia de grupo com criançasLeitura das interligações entre desejo, responsabilidade e poder: Trajetória de um serviço de saúde mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

A adolescência e as drogas: reflexões para o profissional que atua com jovens e familiares. Vínculo [online]. 2006, vol.3, n.3, pp. 56-64. ISSN 1806-2490.

Estudos têm demonstrado um aumento no consumo de drogas entre os jovens. Se esta constatação acompanha-se de uma saudável conscientização social sobre o problema, deu base, inúmeras vezes, a campanhas alarmistas e, até mesmo, apocalípticas. O objetivo deste artigo é pontuar como é complexa a inter-relação entre adolescência e drogadicção. Partindo da noção de que a droga não é um agente patogênico que vai atacar qualquer indivíduo, pretende-se focar a atenção no sujeito que é afinal quem busca, usa e perde o controle sobre o uso da droga. Neste sentido, abordando-se a drogadicção como um sintoma da pós-modernidade, explora-se como o modo que os adolescentes respondem à demanda de crescimento na atualidade está fortemente determinado por injunções sociais. Discute-se também como a droga pode ter um papel nas vivências deste período, principalmente vinculadas à separação dos pais e a escolha profissional. Como conclusão é proposta uma reflexão sobre o ideal de uma sociedade sem dor como forma de construir novos caminhos para abordar o estreito vínculo entre adolescência e uso de drogas na atualidade.

Palavras-chave : Adolescência; Drogadicção; Psicanálise; Pós-modernidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português

 

Creative Commons License