SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue3The experience of seeing a group of relatives in a center of psychosocial infantile attantion (Capsi) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vínculo

Print version ISSN 1806-2490

Abstract

DIAZ, Jozélia Regina  and  HENRIQUES, Olmos Wilma Magaldi. Vida-morte numa equipe de enfermaria: “supervisão da supervisão”. Vínculo [online]. 2006, vol.3, n.3, pp. 79-90. ISSN 1806-2490.

Este trabalho diz respeito a uma re-leitura sob o ponto de vista existencial fenomenológico de uma supervisão requerida pela equipe de enfermaria de doenças infecto contagiosas de um hospital da zona leste de São Paulo focalizada sob o ponto de vista das contribuições psicanalíticas. As autoras denominaram a experiência de “supervisão da supervisão”. Nessa re-leitura evidenciaram-se algumas questões: a graduação em psicologia é diretiva e amparada somente por teorias que se sobrepõem às indagações existenciais como, por exemplo, o confronto com a finitude. Tais interrogações são impossíveis no Hospital porque suas regras rígidas convocam a todos, equipe e pacientes, à impropriedade e ao descuido de si mesmos, colocando teorias e conceitos antes das vicissitudes existenciais. Outra contribuição é que o método fenomenológico de investigação torna possível o diálogo com outras teorias e permite desvelar questões veladas da existência. Ele torna possível a multiplicidade de sentidos, suporta a abertura à compreensão e convívio com as diferenças.

Keywords : Vida-morte; Supervisão; Hospital.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese

 

Creative Commons License