SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número4Grupos: a perspectiva psicanalíticaGrupo de familiares de pessoas com transtornos alimentares: um espaço co-construído índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

SEMINOTTI, Nedio  e  CARDOSO, Cassandra. As configurações vinculares no pequeno grupo potencializando e/ou limitando seu processo. Vínculo [online]. 2007, vol.4, n.4, pp. 26-37. ISSN 1806-2490.

Neste artigo discutimos as pertenças dos sujeitos ao pequeno grupo, desde a perspectiva das configurações vinculares, como organizadoras de seus processos. Estes são organizados pelo coordenador/terapeuta e pelos demais participantes e pela instituição e cultura da qual faz parte o grupo. Os processos são da ordem do imaterial ou abstrato e somente podem ser observáveis, descritíveis e analisáveis quando são organizados segundo as idéias e palavras dos participantes. Nisso o coordenador/terapeuta, também participante, detém maior poder na estrutura do grupo e mais saber acerca de conceitos teóricos sobre eles e, portanto, seu discurso tem maior influência na tarefa de dar visibilidade aos processos. Os participantes fomentam processos psíquicos e, ao mesmo tempo, autonomamente, constroem técnicas que possibilitam que os processos sejam nomeados e haja comunicação entre os sujeitos. As organizações dos processos garantem a vida do grupo e a realização dos objetivos do mesmo. As configurações vinculares entre os sujeitos e suas maneiras de pertencer, ao organizar a vida do grupo, contribuem para a potencialização e/ou limitação dos processos grupais e dos sujeitos que o compõem.

Palavras-chave : Grupo; Vínculos; Processo; Pertença; Organizadores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português

 

Creative Commons License