SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número4Grupo de familiares de pessoas com transtornos alimentares: um espaço co-construídoReflexões sobre meu trabalho com psiquiatria dinâmica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

SINGER, Diana. O corpo na velhice: usos, abusos, desusos do soma à fantasia. Vínculo [online]. 2007, vol.4, n.4, pp. 48-57. ISSN 1806-2490.

O corpo biológico está velado. No discurso manifesta-se sempre através do corpo erógeno ligado às experiências de prazer e desprazer, este último freqüentemente expressa-se através da dor. Sua presença cria um tal grau de perturbação na vida psíquica que põe em marcha conteúdos sepultados no mais profundo do inconsciente. Assim, se estabelece sobre um registro corporal, a unificação de todas as experiências prazerosas, constituindo o ego ideal, que marca uma mudança qualitativa na constituição do sujeito. Embora esta imagem do corpo seja subjetiva e pessoal, é tributária de representações sócio-culturais que vão constituindo o ideal do ego. As vicissitudes dessa passagem de um estágio a outro e os fatores determinantes dessa transformação são o objeto desta apresentação. O corpo acompanha as vicissitudes do projeto vital.

Palavras-chave : Corpo erógeno; Ego ideal; Ideal do ego; Ego horror; Fantasmática da morte.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Espanhol

 

Creative Commons License