SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número4O corpo na velhice: usos, abusos, desusos do soma à fantasiaPharmakon e vínculo: melhorando a farmacoterapia psiquiátrica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

FERNANDES, Waldemar José. Reflexões sobre meu trabalho com psiquiatria dinâmica. Vínculo [online]. 2007, vol.4, n.4, pp. 58-69. ISSN 1806-2490.

Inicialmente o autor introduz o tema da psiquiatria tradicional e seu percurso, acrescentando sua frustração com os rumos da medicina atual, imediatista, repleta de diagnósticos e que trata tudo com antidepressivos. É apresentado um breve histórico, com a ênfase em Kraepelin, a psiquiatria biológica, contribuições freudianas e de Roudinesco, sendo lembrado que no desenvolvimento das doenças psiquiátricas, existem os fatores emocionais, a degeneração de células cerebrais, determinadas por fatores constitucionais e também os desencadeantes do dia-a-dia. A seguir são expostos aspectos conceituais da psiquiatria dinâmica, chegando à contribuição de Gabbard, que a conceitua como uma abordagem ao diagnóstico e tratamento, caracterizada por um modo de pensar acerca do paciente e do clínico - que inclui o conflito inconsciente, os déficits, as distorções das estruturas intrapsíquicas e as relações objetais internas - sendo que é realizado um paralelo com noções da psicanálise vincular. Finalizando, mostra como entende e trabalha em psiquiatria dinâmica, fazendo reflexões a respeito. Não há dúvida que as abordagens biológicas e químicas são muito importantes para a compreensão do comportamento humano, mas não podem abranger ou explicar tudo. Propõe que se possa tentar ajudar aqueles que procuram auxílio - a pensar, a adquirirem autoconhecimento, a se fortalecerem em sua existência, o que inclui a melhoria da qualidade de vida e a superação dos sintomas, quando isso for possível; quando não for, sua mitigação e melhor convívio com o sofrimento, parecem boa opção.

Palavras-chave : Psiquiatria dinâmica; Integração corpo-mente; Medicina atual; Conflito; Matriz vincular.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português

 

Creative Commons License