SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número4Pharmakon e vínculo: melhorando a farmacoterapia psiquiátricaO engano, o paradoxo, o Brasil: the mistake and the paradox índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

PUGET, Janine. Produções socias solidárias e produções por obrigação. Vínculo [online]. 2007, vol.4, n.4, pp. 79-93. ISSN 1806-2490.

Parto da idéia que os conjuntos sociais dentro dos quais as pessoas adquirem qualidades subjetivas são de duas ordens. Uns seguem o modelo de Estruturas organizadas, fechadas, com lugares requeridos por tal estrutura, como são as Instituições, o Estado e a Estrutura edípica. Outros são conjuntos ad-hoc, que só têm vida e consistência em função de um problema a resolver, e, portanto, de um fazer juntos. A estes os chamarei Comunidades. Esta maneira de encarar o tema responde a um modo de pensar a organização vincular, hierarquiza ontologias diferentes e uma topologia própria a cada uma. Cabe perguntarmos se a solidariedade tem a ver com uma definição ontológica, com um problema ético (compromisso), com um problema moral (conduta ou obrigação), com um ato-fazer baseado em um saber anterior de alguma das partes, com uma prática criada no momento e em função de um problema, com um mecanismo psíquico, etc. Tentarei para responder a estes múltiplos interrogantes, recorrer a um caminho, um dos possíveis, para entender a solidariedade como recurso e como prática referente ao sofrimento psíquico, mais ainda em nosso tempo.

Palavras-chave : Globalização; Solidariedade; Eficácia; Conjuntos ad-hoc; Estruturas determinadas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Espanhol

 

Creative Commons License