SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Manifestações em psicoterapia analítica de grupo, como funcionamentos mentais primitivos que não evoluíram para representação simbólica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

DAVID, Mario. O papel dos afectos no funcionamento do aparelho mental. Vínculo [online]. 2008, vol.5, n.1, pp. 1-15. ISSN 1806-2490.

O presente trabalho versa sobre o renovado interesse pela natureza e dinâmica dos Afectos, as quais têm aumentado nas últimas décadas devido, em parte, aos novos entendimentos que as Neuro-Ciências têm tido sobre esta questão e às suas possíveis correlações com a conceptualização psicanalítica. Aliás a teoria psicanalítica tem sido, desde os seus primórdios, a única teoria psicológica a considerar serem os Afectos, a par das Representações, os componentes das Pulsões, factores básicos para o funcionamento do Aparelho Mental. Os Afectos são portadores de uma fonte e dinâmica próprias e eles têm sido entendidos como motivadores para a execução de desejos e de fantasias e como determinantes independentes das fantasias e dos comportamentos. Portanto faz-se uma revisão dos conceitos fundamentais e uma apresentação da evolução da conceptualização psicanalítica e a sua articulação com os dados revelados nos estudos neuro-científicos sobre as percepções, a consciência e as emoções.

Palavras-chave : Afectos; Aparelho mental; Neuro-psicanálise; Psicanálise; Pulsões.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License