SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1O papel dos afectos no funcionamento do aparelho mentalRepresentações dos grupos: grupos - a perspectiva psicanalítica 2ª. Parte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

FRANCO FILHO, Odilon de Mello. Manifestações em psicoterapia analítica de grupo, como funcionamentos mentais primitivos que não evoluíram para representação simbólica. Vínculo [online]. 2008, vol.5, n.1, pp. 16-25. ISSN 1806-2490.

O autor propõe que certas manifestações em Psicoterapia Analítica de Grupo não parecem relacionadas, nem à história pessoal que seus membros relatam, nem à história do grupo a que eles pertencem. A hipótese levantada é que tais manifestações correspondem a vestígios de condições muito primitivas, pré-natais, pré-verbais; portanto, que não se pode dizer que sejam inconscientes, porque nem sequer chegaram a se constituir como tal. Permanecem como registros de uma área indiferenciada, assim chamada protomental. Não estando disponíveis para representação, passam a integrar o espaço grupal, manifestando-se mediante actings. Por seu caráter repetitivo, podem constituir bloqueio ao desenvolvimento grupal e à sua passagem para Grupo de Trabalho. Integrando-se ao plano da transferência, essas manifestações têm possibilidade de serem detectadas e transformadas em elementos psíquicos por meio da interpretação. Essa “transcrição psíquica” envolve problemas que serão discutidos. O texto fornece uma ilustração clínica desse processo.

Palavras-chave : Psicoterapia analítica de grupo; Funcionamento mental; Representação simbólica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License