SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1O atendimento em uma instituição de saúde mental infantilSofrimento psíquico em uma instituição pública: entre o cuidado e a violência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

SANCHEZ ESCARCEGA, Jorge. Transferência no tratamento psicanalítico com casais. Vínculo [online]. 2008, vol.5, n.1, pp. 68-75. ISSN 1806-2490.

O autor articula o conceito de transferência nas relações de casais por duas perspectivas: a) a que se produz nos namorados em sua dimensão intra-psíquica (em que reina a pulsão e os mecanismos de negação, cisão e identificação projetiva, e em seu extremo não é possível intersubjetividade nenhuma), e b) a que se origina na dimensão interpsíquica ou intersubjetiva (onde o principal problema é a capacidade para tolerar a alteridade, em outras palavras, a possibilidade de conceber-se e representarem-se mutuamente como pessoas afastadas e ligadas ao mesmo tempo em um vínculo percebido como complementar e diferente). Por outro lado, são indicadas algumas particularidades do conceito de transferência na terapia com casais, especialmente em relação com o analista, porquanto, com sua presença, introduz uma alteração básica em um vínculo que originalmente é exclusivo de dois.

Palavras-chave : Terapia psicanalítica com casais; Transferência; Subjetividade; Vínculo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License