SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Aprender a viver é o viver mesmo: o aprendizado a partir do outro em um grupo de pais candidatos à adoção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

RAVENNA SELVATICI, Marina. Grupos de reflexão em organizações de trabalho. Vínculo [online]. 2008, vol.5, n.2, pp. 101-116. ISSN 1806-2490.

A perda do marco de segurança que ofereciam as instituições, a precariedade do mundo do trabalho dão lugar freqüentemente a um estado de sofrimento difícil de pôr em palavras, no sujeito, no grupo e nas organizações. Em algumas circunstâncias a procura de intervenção não é explícita, e manifesta-se através de certos indícios não sempre claros. O Grupo de Reflexão é uma ferramenta muito útil para se trabalhar as crises no âmbito do trabalho. Este dispositivo pode realizar-se seja com integrantes provenientes de diferentes entidades, seja como parte de uma modalidade de intervenção chamada Auditoria de Clima Interno. Esta é proposta como uma Investigação/Ação que procura trabalhar as situações de sofrimento institucional com a participação e o compromisso daqueles que integram a organização. O trabalho com este dispositivo procura criar um âmbito transicional, uma possibilidade de metabolizar e transformar situações potencialmente nocivas resgatando a polifonia e a polissemia, dando lugar a vozes e sentidos heterogêneos.

Palavras-chave : Grupos de reflexão; Sofrimento; Organizações.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License