SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Grupos de reflexão em organizações de trabalhoActing out em um grupo de adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

SCORSOLINI-COMIN, Fabio  e  SANTOS, Manoel Antônio dos. Aprender a viver é o viver mesmo: o aprendizado a partir do outro em um grupo de pais candidatos à adoção. Vínculo [online]. 2008, vol.5, n.2, pp. 115-130. ISSN 1806-2490.

O objetivo deste estudo é analisar os fatores terapêuticos de aprendizado presentes em um grupo de pais pretendentes à adoção, buscando-se compreender como tais fatores auxiliam no seu desenvolvimento. A intervenção grupal teve duração de nove encontros, dos quais foram analisadas as transcrições literais da segunda e oitava sessões. Destaca-se que o grupo possibilitou a emergência do aprendizado a partir da troca de experiências entre seus participantes e também do resgate das contribuições de pessoas externas ao grupo, mas que se tornaram presentes a partir das diferentes falas. Conclui-se que o grupo funcionou não apenas como um agente de troca de informações entre pais que vivenciavam uma experiência semelhante - a espera do filho; como também um espaço de diálogo no qual as contribuições e percepções puderam ser negociadas, rebatidas e co-construídas, reafirmando a importância da troca e do compartilhamento de experiências, desejos e possibilidades a partir do outro na realização de um grupo de apoio.

Palavras-chave : Adoção; Grupo de apoio para adotantes; Fatores terapêuticos; Aprendizado.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License